NOVOS OFICIAIS DOS QUADROS PERMANENTES RECEBEM A ESPADA: SÍMBOLO DE AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE PARA COMANDAR E LIDERAR
Hoje, decorreu a Cerimónia de Entrega das Espadas aos novos Oficiais do Exército, presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Dr. Nuno Melo, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão.
Este momento assinala o ingresso nos Quadros Permanentes dos novos Oficiais, após a conclusão da formação na Academia Militar .
O Comandante do Exército sublinhou a importância desta cerimónia como um momento que une tradição e modernidade, valores intemporais e desafios futuros. Destacou a projeção do Exército no futuro, adaptando-se a um ambiente de segurança dinâmico e tecnológico, exigindo líderes preparados para tomar decisões em contextos complexos, prontos para liderar com inovação e inspirar confiança.
Dirigindo-se aos novos oficiais que receberam hoje as suas espadas, o Ministro da Defesa Nacional disse-lhes que este é um "dia maior", em que herdam feitos e sacrifícios de gerações de antigos alunos da Academia Militar que defenderam Portugal com "abnegação e lealdade", incentivando-os a "liderar com o coração" e a honrar o "símbolo maior de responsabilidade que lhes foi confiado".
A Espada representa a autoridade e a responsabilidade conferidas aos Oficiais para Comandar e Liderar, exaltando a importância dos valores militares cultivados e praticados ao longo da carreira, com a consciência do desafio e da honra que é o compromisso de servir Portugal.
Aos novos Oficiais, Parabéns e muitas Felicidades!
O Exército conta convosco. E Portugal confia em vós.
Desde sempre a honrar Portugal!
Notícia do Exército Português - dia 01 de outubro de 2025












