DETECT 1PROJETO DETECT

O projeto DETECT (Development of an Easy, fast-Track and Economical Colorimetric Test for autonomous national diagnosis of COVID-19), foi selecionado para apoio financeiro pela Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito da fase II da iniciativa “RESEARCH 4 COVID-19”, tem como objetivo principal o desenvolvimento de um teste rápido de diagnóstico para SARS-COV-2 utilizando a tecnologia de PCR LAMP.

Pretende-se que este teste seja autónomo ao nível de reagentes de reação, independente de equipamentos tecnológicos caros e de disponibilidade limitada. Outro aspeto inovador deste projeto é o desenvolvimento de um teste capaz de ser realizado diretamente a partir de amostras dos pacientes, não necessitando de extração e purificação prévia.

O projeto será desenvolvido por um consórcio constituído pelos seguintes parceiros: o ITQB, a UMLDBQ/CINAMIL e o HFAR. O projeto tem uma duração de 6 M e um montante total de 35.000,00€, que será gerido pelo líder do projeto (ITQB). O Major Veterinário Wilson Antunes é o investigador principal pelo CINAMIL.

Deste modo, pretende-se com este projeto implementar uma técnica de diagnóstico rápida e eficaz, de baixo custo para identificar o novo Coronavírus SARS-COV-2, realizando o Exército, através da UMLDBQ e HFAR (enquanto potenciais utilizadores finais da metodologia) a validação do teste utilizando amostras clínicas.

A cooperação inter-institucional na investigação e desenvolvimento, para as áreas das ciências da vida, está em vias de ser formalizada através de um protocolo específico de colaboração entre o CINAMIL e o ITQB.

DETECT 2