cinamilmascaras 1PROJETO REUSE - BIO-DECONTAMINATION OF FILTERING FACEPIECE RESPIRATORS AND MASKS FOR REUSE

O projeto REUSE, que foi selecionado para apoio financeiro pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito da iniciativa “RESEARCH 4 COVID-19”, tem o objetivo principal desenvolver um sistema para a descontaminação de equipamentos de proteção pessoal (PPE). Esta descontaminação permitirá prolongar o ciclo de vida dos PPE, o que se revela particularmente premente na conjuntura atual de escassez destes equipamentos, permitindo assim um ciclo de reutilização por profissionais de saúde e cuidadores. O Major Veterinário Wilson Antunes (na imagem) é o investigador principal do projeto, desenvolvido no Centro de Investigação da Academia Militar (CINAMIL).

O sistema de descontaminação REUSE consiste de um isolador transportável, para contentorização do material contaminado (por exemplo, máscaras de diferentes tipologias), onde será aplicado um descontaminante na forma gasosa, utilizando o sistema de descontaminação por nanoparticulas da DELOX. O isolador será concebido pelo Laboratório de Defesa Biológica (LDB) em parceria com o CINAMIL e construído pela empresa Fardas 3D, que possui tecnologia na área dos polímeros sintéticos para a fabricação do isolador. A prova de conceito será desenvolvida no Hospital das Forças Armadas (HFAR), onde o isolador será testado para esterilizar máscaras de proteção respiratória. A testagem da eficácia da filtração das máscaras será coordenada pelo LDB e realizada em conjunto com a DELOX.

O consórcio de desenvolvimento do projeto REUSE é constituído pelos parceiros: LDB da Unidade Militar Laboratorial de Defesa Biológica, Química e Radiológica (UMLDBQ), CINAMIL, DELOX, Fardas 3D e HFAR. Os produtos finais do projecto serão o isolador, bem como as metodologias de descontaminação e métodos para a testagem da eficácia de filtração dos PPE ao longo dos ciclos de reutilização.

O conceito do REUSE surgiu no âmbito do projecto DRACO (descontaminação por aerossol gasoso de partículas oxidantes) que está a decorrer no CINAMIL. O projeto DRACO tem por objetivos testar e desenvolver abordagens inovadoras para a descontaminação operacional, estando a ser desenvolvido pelo LDB da UMLDBQ, em parceria com entidades da academia e da indústria.