IMG 4187 resizeTOMADA DE POSSE DO COMANDANTE DO CORPO DE ALUNOS

A Academia Militar (AM) realizou no dia 6 de outubro, a cerimónia de tomada de posse do novo Comandante do Corpo de Alunos (CAl), Coronel de Artilharia Gilberto Lopes Garcia, numa cerimónia que foi presidida pelo Comandante da Academia Militar, Major-General Luís António Morgado Baptista, e que teve lugar nas instalações da Amadora.

Revestida de simplicidade, mas sobretudo de grande significado para a AM, a cerimónia decorreu com a presença de todo o efetivo do CAl, salvaguardando a implementação das medidas de proteção individual e de distanciamento social impostas pela pandemia COVID 19.

O Coronel Gilberto Lopes Garcia ingressou na AM em 1986 e concluiu a Licenciatura em Ciências Militares em 1991. Para além dos cursos curriculares, possui o Curso de Estado-Maior e o Estágio de Estados-Maiores Conjuntos, bem como, uma pós-graduação em Estratégia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

Ao longo da sua carreira desempenhou funções em diversas Unidades e Estabelecimentos do Exército e das Forças Armadas, nomeadamente: no Centro de Instrução Anti-Aérea de Cascais; na AM Amadora; no Grupo de Artilharia de Campanha da Brigada Mecanizada, como Comandante de Bateria; no Estado Maior do Exército, enquanto Ajudante de Campo de General Chefe de Estado Maior do Exército; no Centro de Operações, nas funções de adjunto; no Comando das Forças Terrestres, como Chefe do G7 e G9; no Instituto de Estudos Superiores Militares, na qualidade de docente na área de ensino específico do Exército; no Grupo de Artilharia Anti-Aérea da Brigada de Intervenção, como foi Comandante do Grupo; no Estado Maior general das Forças Armadas como chefe do J7 da Área de Planos do Comando Conjunto para as Operações Militares e como Chefe da Repartição de Prospetiva Estratégica Militar da Divisão de Planeamento Estratégico Militar.

No âmbito da sua experiência internacional, destaca-se a sua participação no seio das Forças Nacionais Destacadas na SFOR, na KFOR e na EUTM-RCA. Desempenhou ainda funções de Oficial de Operações do Multinacional CIMIC Group, Comandante do Destacamento CIMIC do CIMIC GROUP SOUTH/NRF 12, Avaliador Conjunto do Operational Preparation Directorate da NATO, Military Assistant do Comandante da EUROFOR, bem como funções junto do Allied Rapid Reaction Corps e do NATO Rapid Reaction Corps Spain.

Da sua folha de serviços constam doze louvores, dos quais cinco concedidos pelo General Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, dois pelo General Chefe do Estado-Maior do Exército, três por Oficiais Generais e dois por outras entidades militares.

É condecorado com duas medalhas de serviços distintos (grau prata), duas medalhas de mérito militar (1ª e 2ª classes), medalhas da Cruz de S. Jorge (1ª e 2ª classes), a medalha D. Afonso Henriques (2ª classe), as medalhas de comportamento exemplar (graus ouro e prata), medalhas de Serviços Especiais e medalha NATO Non-Article 5 Balcãs, medalha NATO Kosovo, medalha da EUROFOR, medalha dos serviços Common Security and Defence Policy da União Europeia e Ordem Nacional do Mérito da República Centro-Africana (grau Oficial).

Imagens alusivas à cerimónia da tomada de posse. Selecione para ampliar: