AB 1UNIVERSIDADE DO MINHO ENCERRA PROJETO AUXDEFENSE NA ACADEMIA MILITAR

Teve lugar, em 06 de fevereiro de 2019, no Auditório General Morais Sarmento da Academia Militar (AM), na Amadora, o encerramento do Projeto AuxDefense. Evento, da responsabilidade da Fibrenamics (plataforma internacional da Universidade do Minho), em coordenação com a AM.

O AuxDefense, é um projeto financiado pelo Ministério da Defesa Nacional que pretende utilizar o conhecimento gerado na Universidade do Minho, ao longo dos últimos anos, tendo como principal objetivo o desenvolvimento de equipamentos de proteção individual avançados com elevada resistência ao impacto, corte e perfuração, e de componentes de equipamentos militares (compósitos) com excelente resistência ao impacto em estruturas/materiais auxéticos com base em fibras, no desenvolvimento de peças de vestuário e componentes de equipamentos militares.

Deste projeto resultou a criação de novos coletes e capacetes balísticos, bem como de fardamento de combate, incluindo joelheiras e cotoveleiras, que foram construidos recorrendo a estruturas com comportamento auxético, os quais já se encontram a equipar a Força Nacional Portuguesa destacada no Iraque.

No evento foram ainda apresentadas as oportunidades que os incentivos do programa Portugal 2030 poderão proporcionar às empresas e entidades nacionais no âmbito da investigação, desenvolvimento e inovação.

Imagens alusivas ao evento. Selecione para ampliar:

Produtos AuxDefense from Pixartidea on Vimeo.