VISITA DOS DIRETORES TÉCNICOS DOS PROJETOS 1, 2, 3 E 4 ÀS INSTALAÇÕES DA AMEX.
No âmbito da Cooperação no Domínio da Defesa com a República de Angola, em 19 de maio de 2022, decorreu uma visita dos Diretores Técnicos dos Projetos 1, 2, 3 e 4 à Academia Militar do Exército (AMEx).
A visita foi recebida pelo Comandante (Cmdt) da AMEx, Tenente-General José Alberto Veiga, na sala de reuniões do edifício de Comando, onde os Diretores Técnicos apresentaram cumprimentos ao mesmo e trocaram as primeiras impressões sobre as atividades decorrentes do Objetivo Específico 2, do Projeto 2, tendo o General Cmdt da AMEX manifestado a sua satisfação pela cooperação portuguesa e pelo desempenho dos Oficiais portugueses, em funções na AMEx, realçando a sua importância para a melhoria da qualidade de ensino.
A delegação foi encaminhada para a sala de conferências, onde foi brindada com uma mensagem de boas vindas por parte do Cmdt da AMEx, ao que se seguiu um briefing proferido pelo Diretor de Ensino, Coronel Jacobs Chandley Viongo “Ley”, sobre a missão e visão da AMEx, estado atual, situação do processo docente educativo, estado do cumprimento do Projecto 2 e breves conclusões.
Cumprindo a agenda proposta deu-se início à visita às instalações e aulas (teóricas e práticas), que na altura se encontravam a decorrera. De realçar a visita à biblioteca onde o Cmdt da AMEx fez referência à última oferta de livros por parte da Academia Militar portuguesa, feita pela Assessoria. Neste mesmo local o assessor, Tenente-Coronel Carlos Gabriel, referiu a necessidade de se instalar uma rede informática interna na biblioteca, que possibilite, aos alunos e demais utentes, aceder ao acervo digital existente e bibliografia disponível. Na continuação da visita foi possível assistir a uma aula prática de trabalho combativo do Pelotão de Artilharia, que se encontrava a ser ministrada ao 4º ano do curso de Artilharia, junto à parada do Corpo de Cadetes.
A terminar a visita o chefe da delegação, Coronel Tirocinado Raul Matias, foi convidado a assinar o Livro de Honra da AMEx onde salientou a importância dessa Academia como pilar fundamental do sucesso do Exército, das Forças Armadas Angolanas e de Angola.