MAJOR-GENERAL LINO LOUREIRO GONÇALVES
O Major-general Lino Gonçalves nasceu em Luanda-Angola, em 1965, e foi promovido ao atual posto em 23 de abril de 2024.
Ingressou na Academia Militar, em Lisboa, em 1984 e concluiu o Curso de Infantaria em 1989. Está ainda habilitado com o Mestrado Integrado em Ciências Militares e com o Curso de Estado-Maior.
Durante a sua carreira exerceu diversos cargos em Unidades/Estabelecimentos/Órgãos do Exército, destacando-se os seguintes: Comandante de Companhia de Atiradores Mecanizada; 2.º Comandante do 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado; Professor da Cadeira de Logística da Academia Militar; Comandante do 1.º Batalhão de Alunos da Academia Militar; Comandante do 1.º Batalhão de Infantaria Mecanizado; Comandante da Escola de Sargentos do Exército; Chefe do Gabinete do Tenente-General Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército; e Assessor de S. Ex.a o General Chefe do Estado-Maior do Exército.
Como experiência internacional evidenciam-se os seguintes cargos: Oficial de Operações do 1.º Batalhão de Infantaria Mecanizado (1º BIMec) da NATO Stabilisation Force na Bósnia-Herzegovina (1997); Comandante do 1.º BIMec na NATO Kosovo Force (2009/2010); Action Officer do Estado-Maior Militar da União Europeia, em Bruxelas, no Concepts Branch/Concepts and Capabilities Directorate (2011/2014); J2 (Intel) Branch Chief da European Union Military Advisory Mission na República Centro-Africana, EUMAM RCA (2015/2016); Education Pillar Chief na European Union Training Mission na República Centro-Africana, EUTM RCA (2018/2019).
Mais recentemente, voltou à RCA, de outubro de 2022 a outubro de 2023, para exercer o Cargo de General Comandante da European Union Training Mission (EUTM RCA) naquele país.
Exerce o atual cargo de Comandante da Academia Militar desde 24 de abril de 2024.
O Major-general Lino Gonçalves possui diversas condecorações, nacionais e estrangeiras, concedidas, designadamente, por França, Itália, República Centro-Africana e Roménia.
É casado, tem duas filhas adultas e um neto.